Dia Internacional da Mulher

Em seu livro “A ditadura da beleza e a revolução das mulheres”, o Dr. Augusto Cury diz: “Esperávamos que no século XXI tivéssemos a geração de mulheres mais bem-resolvidas, com a mais excelente auto-estima e com a melhor relação com seus corpos do que em qualquer outra geração, pois nunca a indústria de produtos de beleza foi tão poderosa, nunca a indústria da moda foi tão diversificada, nunca se fizeram tantas cirurgias plásticas nem se usaram tantas técnicas estéticas para atingir o belo. Mas eis que estamos diante de uma geração de mulheres angustiadas, desiludidas e frustradas”. Diante desse triste quadro nossa resposta deve ser uma compreensão bíblica profunda da mulher e de seu papel na história.
O clássico texto do sábio bíblico trabalha a questão da mulher virtuosa. A palavra hebraica que designa virtuoso é usada mais de 200 vezes na Bíblia para descrever um exército. No Antigo Testamento, essa palavra indica força e é usada para significar apto, capaz, vigoroso, forte, heróico, poderoso, eficiente, opulento e notável. A palavra também é usada para referir-se a um homem de guerra, a vários homens de guerra e a homens preparados para a guerra. Mude essa palavra para o feminino e você começará a compreender o poder que existe no íntimo da mulher.
Mulher virtuosa, quem a achará? É a pergunta Provérbios 31:10. Com essa indagação, Deus nos mostra que essa mulher é extraordinária – na verdade, um tesouro raro – no que se refere a sua força interior e a suas realizações práticas. Ela também é um exército absoluto e admirável de virtude. Ressalte-se que a raiz hebraica da palavra “idônea”, encontrada no Gênesis quando da formação da mulher, está ligada a uma palavra que quer dizer: apoio, base, fortaleza. A visão de Deus da mulher é tremenda. É como brinca o dito popular judeu: “Quando Deus fez o homem Ele fez uma grande obra, mas quando Deus criou a mulher Ele quis se exibir”. A grande questão é que cada mulher cristã pode com a ação de Deus ser também uma admirável mulher virtuosa. O problema é que hoje temos grandes burburinhos envolvendo a questão feminina, mas pouco avanço. Muito se fala pouco se transforma. Se por um lado existem movimentos de mobilização em prol da mulher, do outro encontramos um mercado ávido por consumistas, que cria estereótipos massacrantes no inconsciente coletivo feminino.
A nossa oração é que as mulheres cultivem o desejo de ser bela aos olhos de Deus, para o bem de todas. Que o caráter, a piedade e a vontade de agradar a Deus sobrepujem qualquer outra pressão, pois ser mulher virtuosa, na verdade, é um grande projeto de Deus e coisas grandiosas não acontecem do dia para noite; coisas grandiosas não acontecem por acaso, é preciso dar tempo ao tempo e, mais importante, dedicar tempo com Deus para que Ele gere seus lindos projetos de transformação, vida e paz.

Coracy Coelho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participação na Pré Conferência de Desenvolvimento