Postagens

Mostrando postagens de agosto 29, 2010

Texto do Gilberto Dimenstein

Tainá, Letícia e Mayara O Brasil se comoveu, na semana passada, com duas meninas. Tainá Costa Alves, 8, levou um tiro, em São Paulo, que passou a três centímetros de seu coração. No Rio, Letícia Botelho teve menos sorte e foi assassinada no dia que completaria 13 anos -no momento do tiro, comprava o vestido para a sua festa de aniversário. Por coincidência, quase ao mesmo tempo em que as balas eram disparadas, as duas cidades anunciaram um projeto que serve como uma resposta para a barbárie. Como se fossem uma única cidade, Rio e SP iniciaram, em conjunto, uma experiência em 126 de suas áreas infestadas de violência, cuja meta, ambiciosa, não é servir de referência só ao Brasil, mas ganhar escala planetária, de Mumbai à Cidade do México, passando por Joanesburgo, vítimas da insegurança. As duas cidades foram escolhidas pelo Unicef para testar um modelo de gestão, batizado de "Plataforma dos Centros Urbanos", em que se integram todos os níveis de poder, focados em pequenas

Bom é ser precoce

Imagem
Especialistas em carreira sugerem que os jovens interajam com o mercado o mais cedo possível. Programas de estágio e de menor aprendiz são indicados para os primeiros contatos Manoela Alcântara   Adauto Cruz/CB/D.A Press Driele e Ramon concluíram, na semana passada, o curso de jovem aprendiz. Agora, a dupla já sabe o que fazer na faculdade Estar preparado para o mercado significa muito mais do que ter uma boa formação. Com o aquecimento da economia e a necessidade de mão de obra especializada, as empresas não querem perder tempo contratando quem não esteja realmente pronto. Isso provoca uma das maiores confusões na cabeça dos jovens: como conseguir o primeiro emprego se a principal exigência é ter experiência? A solução está nas oportunidades exploradas ainda no processo de formação, como estágios, programas de trainee e os destinados a menores aprendizes. Esse contato inicial com os empregadores pode, além de render o primeiro emprego, estreitar as relações entre a escola e os emp