Cinismo da Globo, da Grande Mídia e de todos nós

Cinismo da Globo, da Grande Mídia e de todos nós

De propósito não comentei antes o calamitoso episódio do garoto João Hélio que foi assassinado de forma brutal em mais um dos milhares assaltos que acontecem diariamente no Brasil.

A minha revolta é que muita gente se aproveita dessas situação com fins meramente comerciais. A Globo é o maior exemplo disso. Já viu que ninguém fala mais do assunto? Percebeu que as ações foram todas superficiais e fruto de “emocionalismo”? É claro que é trágico absurdo e chocante. Mas o que me inquieta é que ninguém faz nada realmente substancial. Todos agimos pelo momento. Incrível que a Globo consegue mobilizar mais de 10 milhões de pessoas que pagam para participar do malfadado Big Brother mas não consegue fazer uma mobilizaçãozinha se quer de mais impacto em relação a violência. A pergunta é não faz ou não tem interesse? Com isso sempre que acontece uma barbaridade todo mundo se assusta mas ninguém faz nada. Nem as autoridades competentes demonstram um envolvimento mais sério com a questão. Aliais já está virando rotina e ninguém faz nada. Fora que não vejo ninguém falar da estruturação do mal na sociedade, que na verdade é a grande raiz de todos esses males. Você já viu alguém questionar a natureza humana na TV? Já viu alguém questionar o sistema carcerário? Já viu alguém questionar a depravação total que embora seja um termo da teologia é o mais apropriado pra tratar a violência e inclusive tem um teor sociológico forte que é deixado de lado porque iria bater de frente com diversos interesses e com nossa própria condição. Enfim, não adianta por “remendo novo em odre velho.”

Comentários

André Martins disse…
Relaxa, na próxima novela das oito vai aparecer um menininho sendo baleado. E todo mundo vai chorar, e a mãe do menino (real) vai dar entrevista para o Fantástico,...
Assim é globo... não quer ver? Assine tv a cabo, que são da globo!
ortegal disse…
Coracy,
Acho que tudo o que você disse é extremamente válido. Só que na hora que você vai inferir as razões do proceder da mídia, acho que tem uma imprecisão aí.
A primeira atitude que a Globo adotou prontamente e foi incisiva nisso foi a questão da audiência. Fez uma passeata (na novela, obviamente) e botou, mais de uma vez, pessoas vinculadas a João Hélio na parte de depoimentos. Além disso, estendeu ao máximo esse assunto, personificou a problemática da violência estrutural, onde roubar e matar torna-se o único ganha-pão disponível, mas tudo isso sem tocar o cerne do problema, pois não dá audiência.
Depois disso, encaminhou ainda algumas ações. Fomentou um manipulado debate sobre a redução da maioridade penal, pôs em voga algumas figuras malditas, porta-vozes de seus interesses e, ainda por cima, veiculou uma reportagem safada e aparentemente desproposital sobre aumento das penas, o famigerado 'tolerância zero' de ny, e privatização dos presídios, que eu particularmente chamo de mercadorização dos presídios.

Vendo por esse lado, tem coisa até demais, bota fé?
Paul0_º disse…
fico de cara com isso...

semelhante o caso do xampinha, que matou o casal de namorados com ajuda de maiores. Foi o mesmo esquema...

MINUTOS DEPOIS...

BIG BROTHER BRASIL! ZORRA TOTAL!

essa globo é foda... espero que quando a Record desbancar ela aki não fique igual... tenho fé neles... hehehehe

abrç
é, com certeza as reportagens tiveram uma enorme carga emotiva...

mas me pergunto...quantas pessoas se mobilizaram para diz "FORA BUSH" no Brasil? É aquele negocio, é facil falar de Bush, tem o senso comum q diz q ele é um monstro e todo mundo o odeia e protesta...mas isso pq ele está longe...ninguem tem a coragem de contestar a violencia nas ruas...

e o mensalão, sanguessugas e propinas que circulam ilegalmente no meio politico... isso nao é revoltante?


CObro coerência...sobretudo da esquerda brasileira..que se organiza pra apoiar chavez e demonizar Bush... mas extranhamente nao se revolta com a violência...

pelo menos nao lembro de ver tantas pessoas se manifestando...

Eu cobro coerencia, mas nao mais que isso...pq eu mesmo nao participo de protestos desse tipo..faço a minha parte estudando e polemizando esses temas no beu blog e no de outros...

e com a violência eu nao colaboro..apesar de ser acusado disso..afinal adoram culpar a "sociedade". mas ninguem adimite que a sociedade, se é um fator q interefere, é a menor parte!
Paul0_º disse…
e num é que tá certo...

Postagens mais visitadas deste blog

Participação na Pré Conferência de Desenvolvimento