Indicação de Livros

Dois Livros Interessantes

Pra quem gosta vou disponibilizar aqui no blog algumas indicações de literatura cristã. Primeiro eu não poderia deixar de lado o afamado livro do diretor do Projeto Genoma, Francis S. Collins. Segue uma breve sinopse do livro:

"Francis Collins afirma que há uma base racional para crer na existência de um Criador e que todos descobrimentos científicos "aproximam o homem de Deus". Collins, que dirigiu o Projeto Genoma juntamente com Craig Venter, é autor de A Linguagem de Deus onde relata sua história pessoal e a relação entre ciência e fé. A diferença entre Collins e Venter (que está no mundo dos negócios atualmente) é que Collins continua dirigindo o NHGRI - sigla em inglês que significa Instituto de Pesquisa de Genoma Humano nos EUA. Segundo o autor, "Uma das grandes tragédias do nosso tempo é a impressão que se criou de que ciência e religião devem estar em guerra". Partindo de sua experiência, Collins afirma que decifrar o genoma humano não criou um conflito em sua mente, porém lhe permitiu verificar os trabalhos de Deus (...) "O problema é que nos últimos 20 anos, com muita freqüencia, as vozes que são ouvidas nos debates públicos sobre estes temas são aquelas que defendem posições extremas." Collins afirmou que era ateu até que, nos primeiros anos no exercício da medicina, comprovou a força que a fé transmitia a vários de seus pacientes nos estados mais críticos. Impressionados por esses exemplos, pediu conselhos a um ministro metodista, que lhe recomendou a leitura de Cristianismo Puro e Simples de C.S. Lewis - um livro que mudou sua vida."

Outro livro que eu deixo aqui como indicação de boa leitura é o lançamento do palestrante e ativista Brian D. McLaren. Palestrante aclamado internacionalmente. Formado pela Universidade de Maryland. Professor de inglês na Faculdade entre 1978 e 1986. Em 2004 recebeu o título de doutor honoris causas. Suas palestras cobrem uma gama de assuntos que incluem cultura e pensamento pós-moderno, liderança, formação espiritural, diálogo inter-religioso, ecologia e justiça social. Autor de diversos livros sobre temas ligados ao Cristianismo contemporâneo, McLaren foi recentemente apontado pela revista Time como um dos 25 cristãos evangélicos mais influentes dos EUA.
Sinopse:
"Brian McLaren propõe as perguntas mais relevantes que o Cristianismo poderia enfrentar: Seria possível que a Igreja entendeu tudo errado ou que tenha até mesmo distorcido intencionalmente a principal mensagem de Jesus? Todos acreditamos que Jesus estava certo, mas e se ele estivesse certo de uma forma completamente diferente? E se muitos de nós estivermos praticando uma religião que perdeu seus tesouros mais valiosos que estão escondidos na verdadeira mensagem de Jesus de Nazaré? McLaren nos convida para uma análise dura e uma reflexão profunda, cujos resultados e respostas encontrados poderão mudar radicalmente nossas idéias, prioridades e práticas espirituais."
leia um capitulo do livro clique aqui
Trecho do Capitulo 1 - Perguntas desconcertantes a respeito de Jesus

Será que vocês ainda não conseguem entender?
Mateus 15:16
Suponha que Jesus de Nazaré estivesse certo — mais certo, e certo sob diferentes aspectos, do que jamais pudemos imaginar. suponha que Jesus tivesse uma mensagem que verdadeiramente pudesse transformar o mundo, porém que estivemos inclinados a perder o fio da meada.
e se por acaso tivermos desenvolvido uma religião que faz declarações reverentes e honrosas a Jesus, mas que não ensina o que Jesus ensinou do modo como ele ensinou? e se por acaso a religião geralmente associada a Jesus não nutre a expectativa tampouco prepara seus adeptos para que de fato vivam à maneira de Jesus? e se a mensagem central de Jesus tiver, sem qualquer intenção, sido mal compreendida ou ainda intencionalmente distorcida? e se por acaso muitas pessoas tiverem valorizado alguns aspectos da mensagem de Jesus, enquanto perderam
ou mesmo suprimiram outras dimensões muito mais importantes? e se muitos tiverem dado continuidade a uma religião que celebra fielmente Jesus nos rituais e nas artes, ensina sobre Jesus nos sermões e através de livros, entoa sobre Jesus canções e hinos, teoriza sobre Jesus em seminários e salas de aula, mas que, em algum ponto ao longo do caminho, tenha perdido tesouros ricos e radicais que estavam escondidos e que são parte essencial da mensagem de Jesus? e se um número elevado demais de líderes religiosos de nosso tempo — dentre os quais eu devo ser contado — estiverem entre os últimos a terem acesso à mensagem de Jesus e entre os primeiros a reduzir, a se opor, a distorcer, ou a suprimir esta mensagem, da mesma maneira como foi feito nos tempos de Jesus?
e se Jesus de fato tivesse ocultado sua mensagem mais profunda, tentando fazer com que não fosse pública e óbvia, porém intencionalmente escondendo-a como a um tesouro que precisamos buscar de modo a encontrá-lo? se for este o caso, por que haveria Jesus de fazer tal coisa? Como iríamos encontrar sua mensagem se de fato ele a tivesse escondido? e se a mensagem secreta de Jesus revelar um plano secreto? e se ele não veio para dar início a uma nova religião — antes, porém, para iniciar uma revolução política, social, religiosa, artística, econômica, intelectual, e espiritual, que daria origem a um novo mundo? 1 e se a sua mensagem secreta tivesse implicações práticas, com respeito aos temas acima, concernentes a como se viver a vida no dia-a-dia, a como se ganhar e se gastar dinheiro, a como se tratar pessoas de outras etnias e de outras religiões e a como as nações do mundo conduzem suas políticas externas? e se sua mensagem tratasse direta ou indiretamente de assuntos tais como publicidade, política de meio ambiente, terrorismo, economia, sexualidade, casamento, paternidade e maternidade, a busca por felicidade e pela paz e a reconciliação racial?

será que iríamos desejar conhecer que mensagem é esta? e qual seria o tamanho desta vontade? será que estaríamos dispostos a olhar com intensidade, a refletir com profundidade, e a buscar com perseverança de modo a desvendá-la? estaríamos dispostos a reconsiderar nossas suposições e conjecturas? e se a mensagem de Jesus representasse boas novas — não apenas para cristãos mas também para judeus, budistas, muçulmanos, hindus, devotos da nova era, agnósticos e ateus? e se a mensagem de Jesus também contivesse advertências para judeus, budistas, muçulmanos, hindus, devotos da nova era, agnósticos, ateus e também para cristãos? Que diferença poderia fazer na vida dos indivíduos, em suas famílias, de seus vizinhos e nos círculos de amigos? e no mundo como um todo? essas são as perguntas que iremos explorar nas páginas deste livro.
para mim essas não são apenas questões teóricas. Cresci na igreja e ouvi histórias maravilhosas acerca de Jesus que cativaram minha imaginação durante toda a minha infância. Depois, durante meus anos de adolescência, após um breve porém intenso período de dúvidas, passei a ficar intrigado com Jesus de uma forma mais madura, e comecei a me questionar sobre o que significava ser um autêntico seguidor de Jesus em minha vida diária. Durante a faculdade e até a minha formatura, embora tenha passado por períodos de questionamento, de ceticismo e de desilusões, retive minha confiança de que Jesus estava de algum modo certo, de que era de fato real e de que viera de Deus — ainda que adeptos como eu e religiosos que levavam seu nome de maneira confusa e imprecisa quase sempre se mostrassem exemplos frustrantes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participação na Pré Conferência de Desenvolvimento