Permanecendo firme na Esperança do Evangelho de Cristo

Em tempos de pastor show, de pastor sanguessuga, de sanguessugas evangélicos e de muita decepção, ser evangélico é um grande desafio. Em meio a toda essa confusão me chama a atenção o texto bíblico de Colossenses 1.13 a 23.

Em Colossenses encontramos Paulo orientando a nova Igreja a viver de forma digna do Evangelho de Cristo e a se manter firme a despeito do contexto conturbado a sua volta.

Contexto

É o primeiro século da era cristã. Colossos é a cidade, a comunidade cristã, o lugar onde vivemos. Cercada por sinagogas, templos de religiões helênicas, edifícios dedicados ao governo e à cultura. Ser cristão é uma novidade. Temos uma pequena igreja sem livros, sem manuais, sem tradição, mas com muitas contradições e lutas. Alvo fácil para pregadores de espiritualidade, especialmente se esses pregadores estiverem fundamentados em uma veneranda tradição, com a autoridade da revelação divina, como os judeus, que também contavam com a força de suas experiências místicas e de sua própria peregrinação espiritual. Além dessa situação existem outros que podem ser pontuados. A questão dos conflitos intensos com a verdadeira espiritualidade e as práticas de usos e costumes, uma região extremamente religiosa e a tentação constante de desvio do Evangelho eram alguns dos visíveis desafios que deveriam ser enfrentados pela igreja da época.

Verdades do texto:

1. O inside sobre a humanidade gera uma profunda e sincera compreensão sobre qual a real condição humana.

2. Eu quero e almejo mas quem realiza e é referencial para todo o bem que há em mim é Deus.

3. A qualidade essencial da nova vida é as boas obras. Uma possibilidade de mudança radical a condição humana.

Conclusões:

# Contra o que estamos lutando? Contra a maldade que está dentro de nós. Não é só um desejozinho é uma enorme natureza maculada pela maldade.

# Vale a papagaiada do humanismo piegas? Seja freudiano, marxista, existencialista, comunista ou da auto-ajuda. Não quer dizer que nada faz sentido, mas que a essência não serve para nós porque o homem é mal e depende da ação e do referencial que é Jesus.

# O que está feito? Jesus sobrepujou o mal livrou-nos do seu poder e nos fez livres para viver e fazer o bem (as boas obras).

Por fim o que fazer?

=> Confie piamente que a vontade de Deus é o melhor para você e pense nas coisas lá do alto, naquilo que é bom.

=> Deixe de lado a autocomiseração, a auto-ajuda e o humanismo piegas.

=> Leve sempre, todos os dias, Jesus para casa e para o coração.

=> Desfrute da união com Cristo vivendo em boas obras


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participação na Pré Conferência de Desenvolvimento