Participação na Pré Conferência de Desenvolvimento

 

A Pré-Conferência de Desenvolvimento, foi realizada nesta terça-feira, 23 de novembro, na Universidade de Brasília. O evento antecede a Conferência do Desenvolvimento, que o Ipea promove a partir desta terça-feira, 24 de novembro (veja aqui).

O encontro reuniu nomes como Pedro Demo, professor emérito da UnB; Paulo Corbucci, pesquisador do Ipea; André Lazaro, secretário de educação continuada, alfabetização e diversidade do Ministério da Educação; Beto Cury, secretário de juventude da Presidência da República; Coracy Coelho, presidente da Associação Viver; e o reitor José Geraldo de Sousa Junior.

Veja reportagem da Unb Agência

A educação e a juventude como motor do desenvolvimento

Especialistas debatem desafios que o Brasil precisa enfrentar para crescer sustentavelmente no século XXI

A sociedade urbana está em trasição para uma sociedade baseada no conhecimento. Isso faz da educação um ponto central para o desenvolvimento do país. Para o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, essa passagem demanda uma revisão na forma como a educação é vista atualmente. “No sistema urbano industrial bastava que a escola preparasse a criança para o mercado de trabalho. Com a mudança de paradigma, o estudo tem acontecer durante a vida toda, pois o conhecimento é pré-requisito para a socialização”, explica o economista.

Márcio participou da Pré-Conferência de Desenvolvimento, foi realizada nesta terça-feira, 23 de novembro, na Universidade de Brasília. O evento antecede a Conferência do Desenvolvimento, que o Ipea promove a partir desta terça-feira, 24 de novembro (veja aqui).

O encontro reuniu nomes como Pedro Demo, professor emérito da UnB; Paulo Corbucci, pesquisador do Ipea; André Lazaro, secretário de educação continuada, alfabetização e diversidade do Ministério da Educação; Beto Cury, secretário de juventude da Presidência da República; Coracy Coelho, presidente da Associação Viver; e o reitor José Geraldo de Sousa Junior.

“O sentido de desenvolvimento como forma de criar felicidade e partilha dos bens se perdeu”, afirmou o reitor. “Isso mostra o quão é importante pautar essas questões no meio universitário com a participação da juventude”. A Pré-Conferência contou com a organização do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

QUALIDADE – Para Márcio Pochmann, o problema da educação brasileira não está na quantidade de alunos na escola, mas na qualidade do ensino. Também são desafios a universalização do acesso ao ensino médio e à universidade. Para Beto Cury, ainda é preciso avançar bastante, mas uma grande trajetória já foi alcançada. “Só nesse governo foram inauguradas mais de 142 escolas técnicas, e serão 214 até o final do governo. O número superou em oito anos o que não foi feito em 100”, comemora.

Já Coracy Coelho relatou as dificuldades enfrentadas pelos jovens da Estrutural, comunidade surgida a volta do lixão que recebe os resíduos de Brasília. “Uma vez a gente trouxe quatro adolescentes do ensino médio para a UnB. Eles ficaram impressionados com a possibilidade de entrar nessa estrutura sem pagar nada”, conta. “Para que esses meninos da periferia não precisem ter mais essa surpresa é necessário que o estado e a academia ouçam a comunidade”.

PROFESSORES - Pedro Demo, professor emérito da UnB, afirmou que a valorização do professor é a chave da melhoria da educação e, portanto, do desenvolvimento do país. “As grandes mudanças educacionais são mudanças partem do investimento no professor”.

Os palestrantes defenderam ainda a concretização de um sistema de educação integrado. “Não adianta fazer como um governo neoliberal – para o qual o ensino superior é ganho individual e cada um deve bancar sua formação – é preciso um investimento integrado. Temos que pensar a educação da creche a pós-graduação”, destacou Lázaro.

A Pré-Conferência, organizada pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) em parceira com o Ipea, serviu de preparação para a Conferência do Desenvolvimento, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de novembro. O evento reunirá delegações de estudantes de todo o país para discutir o modelo de desenvolvimento do país.

Fonte: Unb Agência

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog