Vídeo da Cicarelli e fotos do acidente do avião da Gol

Estou muito atarefado nesses ultimos dias mas esse tema realmente me deixou incomodado. Ouvi diversas pessoas durante a semana pedindo uma opinião sobre o assunto então resolvi escrever. Após sua leitura, se puder, me mande sua opinião ou idéia sobre o tema que vale muito a pena essa troca de conhecimento.

Essa semana tomei conhecimento de algumas informações que me deixaram inquieto. Preocupa-me esse ritmo frenético de vida que vivemos por quase não sobrar tempo para pensar e refletir. Todas as demandas da vida requerem de você uma resposta rápida e isso nos tira o saudável habito de ruminar antes de executar. Digo isso porque com o advento da internet, muita coisa entra na nossa vida e toma de assalto nossa agenda nos fazendo dedicar tempo e atenção a assuntos que talvez nem tenham tanta importância como aparentam.

Na agenda de informações da semana surgiram dois assuntos que me chamaram a atenção de como temos vivido e como a Palavra de Deus é fundamental para o melhoramento da nossa humanidade, enquanto sociedade. O primeiro assunto é um fenômeno que mexeu até com a bolsa de valores e badalou as rodas de fofoca, digo de discussões informais. Quem não ouviu falar da história do vídeo da Cicarelli? Já está até defasada essa discussão, mas todo mundo falou, analisou e todo mundo, ou pelo menos a grande maioria, viu o afamado vídeo da apresentadora e seus instintos de acasalamento em público. Para não aguçar sua curiosidade digo logo que não vi, mas nem precisou, todos se voltaram para discutir o problema do conteúdo do vídeo e eu nem entro nessa discussão, que de certa forma é bem definida, afinal de contas nem a justiça comum comunga com esse tipo de comportamento em público, salvo engano isso se chama atentado ao pudor e não deveria ser publicado e propagado. Vendo os comentários e a badalação em cima do acontecido fico me perguntando algo que tem haver com nossa reflexão antes de agir. Se fez um barulho tão grande com o tal do vídeo, mas milhares de pessoas assistiram, sem nenhum constrangimento. Fato é que com muita sutileza algumas coisas estão mudando e pouca gente se atenta para isso. Antes um vídeo desses seria "privilegio" de adolescentes na puberdade, hoje esse vídeo é tema dos almoços de família. E o que mudou? Mudou que tudo é muito normal, tudo é natural e todo mundo toma conhecimento de tudo. Mudanças podem ser boas mas exigem reflexão. Ninguém pergunta se esse é um padrão saudável. Engraçado que uma analise mais acurada vai mostrar que na verdade os mecanismos de mídia e radiodifusão estão voltados para isso. Aguçar em nós um intento de curiosidade capaz de romper qualquer princípio. O que é muito sério. Você já parou para pensar como tudo gira em torno da privacidade alheia? As perguntas de jornais e até programas inteiros voltados para te fazer conhecer a vida particular de artistas, famosos e conhecidos da mídia. O conteúdo dos programas é revelar desde os segredos mais cabeludos até suas listas de preferências de perfumes, pratos, time de futebol, religião, partido político, lugar do mundo e tudo aquilo que se torna uma "séria" questão de gosto, não gosto. Isso nos deixa vidrado em informações que são pouco relevantes e que em nada mudam nosso cotidiano se não fosse nosso incontrolável desejo curioso que acaba nos roubando tempo, esforço e qualidade de vida. E convenhamos o que um "famoso" tem de tão importante além de espaço na mídia que denote a ele autoridade para dar uma opinião que por fim se torna uma ultima palavra sobre determinado tema?

O segundo fato é mais complexo e pesado, mas teve um mesmo peso e acaba tendo o mesmo grau de importância na sua caixa de e-mails. Se você ainda não recebeu provavelmente vai receber nos próximos dias um e-mail com fotos das pessoas acidentadas na tragédia com o avião da Gol. Isso mesmo, ouvi muita gente horrorizada porque viram tais fotos. Caso você receba não abra e se abri, por favor, não repasse, pelo menos para mim, porque o inquietante disso tudo é que ninguém se assusta com o fato de receber um arquivo como esse. Aliás, é comum pessoas mutiladas, esmagadas, sem cabeça ou acidentadas das piores formas e sempre tem um miserável oportunista que se vale da situação, para ganhar sei lá o que, expondo o horror alheio. Fico perplexo com essa banalidade da morte gerada pelos e-mails de horror que todo mundo acaba encaminhando para suas listas de distribuição. Se você é um praticante desse habito não se desespere. Na verdade esse é o perigoso fenômeno onde as coisas se tornam normais e banais com enorme facilidade. Ninguém percebe que não existe proveito, beneficio ou utilidade na propagação de imagens como essas. Nesse caso especifico, a coisa ainda é mais terrível. Um acidente como este envolve milhares de pessoas e ninguém pensa no impacto de uma tragédia dessas na vida de alguém e como se não bastasse isso, qualquer dia desses, uma dessas pessoas envolvidas de alguma forma poderá receber em sua caixa de e-mails as fotos de seu ente querido desfigurado e tudo a em favor de uma curiosidade. Tenho para mim que a curiosidade é um tipo de cobiça. E essa cobiça é o que historicamente vem derrubando o homem e sua humanidade. Ver e propagar coisas que não se enquadre no critério Divino: "... tudo o que é verdadeiro, tudo que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe..." se configura numa agressão à vida e a um triste passo na direção da total fragmentação da humanidade.

A bem da verdade fará um desastroso mau à alma não se atentar a esse critério. Jesus nos ensina que são os olhos a lâmpada do corpo. Se os olhos, e aqui ele inclui um termo condicional "se", forem bons todo seu corpo será luminoso e o contrário também é verdadeiro, se os olhos forem maus todo seu corpo estará em trevas. Isso demonstra como não é uma simples banalidade assistir a vida alheia como se tudo fosse um grande Big Brother, que na verdade é o ícone dessa cultura de absurdos, mas que precisamos meditar e refletir sobre aquilo que tem entrado na janela da alma. Se de fato esses "quadros modernos" são bons e se suas imagens são boas para a alma e podem entrar e se acomodar nos espaços do nosso coração ou se melhor seria que eles nem sequer passassem perto das nossas galerias de exposições. Pense bem e nunca se esqueça de que é o aprendizado acompanhado de amadurecimento que te livra de algumas das complicações do amanhã.





Coracy Coelho

07/10/2006

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participação na Pré Conferência de Desenvolvimento