Excelente texto

Já era fã da Gabriele Greggersen pelo trabalho que ela faz em relação a grande escritor e pensador cristã C.S.Lewis mas agora com esse texto que você confere um trecho abaixo, ela matou a pau. Vale muito a pena. Isso é que é Evangelho: teologia para a vida e para o hoje.

Trecho do texto: Politicamente omitido

Não estou aqui defendendo a teologia da libertação, mesmo porque estamos vivendo tempos bem diferentes daqueles em alguns aspectos. E os “teólogos da libertação” mesmos já se deram conta disso. O que defendo é uma Teologia menos alienada do mundo e mais engajada com as coisas que afetam a sociedade e a História. Parodiando C.S. Lewis, não precisamos de mais partidos (ditos) “cristãos”, não precisamos de mais autores de livros devocionais ou de música gospel. Precisamos – ou melhor, estamos desesperadamente necessitados – de autênticos cidadãos autenticamente engajados com os problemas do seu tempo e da sua sociedade, exercendo os seus dons e talentos para fazer diferença nesse mundo, sendo menos coniventes e menos “gado”.1 Quem sabe assim possamos evitar mais declarações da morte de Deus.

Bem, pelo menos era assim que Jesus agia. Para ele, tanto educação quanto política eram um must, algo tão evidente que as palavras estragariam. Mas o que é educação e o que é política? E por que são tão intrínsecas ao cristianismo? Tudo indica que esquecemos. Falo por experiência própria, pois tive e tenho que ser lembrada constantemente. Então, lembramos instantaneamente das palavras de grandes educadores, como o saudoso Paulo Freire.2




Leia mais...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participação na Pré Conferência de Desenvolvimento